Qualis/CAPES  B4 (2017-2020) Google Scholar   Citations: 726   |   h‑index: 12   |   i10‑index: 20   |   h5‑index: 55   |   h5‑median: 8 Impact Factor  SJIF: 3.138 (2021)
Fluxo contínuo parcial? Não mais.

A publicação através de fluxo contínuo dos periódicos eletrônicos é uma discussão que perdura por um bom tempo, seja neste periódco como no mundo da editoração científica como um todo. Como realizar publicação em fluxo contínuo se é necessário estruturar edições com porcentagens obrigatórias?

O fluxo contínuo veio para o mundo da editoração científica dos periódicos eletrônicos a fim de facilitar e agilizar todos os processos. Mas o que é um fluxo contínuo e como realizá-lo?

Na teoria, o fluxo contínuo deveria possibilitar a submissão, avaliação, devolução, correção, edição, diagramação e publicação. Todavia, como conseguir realizá-lo se temos que seguir inúmeras exigências e normas para elaboração de cada edição?

Pois bem, da mesma forma que as Ciências da Saúde evoluem, a Ciência da Editoração Científica também evolui e o Global Academic Nursing Journal apoia, discute, fomenta e atua em melhoria cotínua para, cada vez mais, melhorar a qualidade dos estudos publicados, assim como dos processos.

Após longas discussões e estudos de viabilidade, a Diretoria do Global Academic Nursing Journal vem a público comunicar que, a partir do dia 27 de fevereiro de 2023, o fluxo contínuo totalitário entrará em vigor a partir da publicação individualizada dos estudos.

Sim, possibilitamos que a teoria virasse prática! Assim, seguiremos a tendência da celeridade da publicação.

Desta forma, é imprescindível que os autores pesquisadores colaborem no envio da documentação necessária no período solicitado.

Como as edições serão publicadas agora?

O volume corresponde ao ano do periódico. 2023 é o 4º ano do Global Academic Nursing Journal. Desta forma, todos os números publicados em 2023 pertecerão ao volume 4.

Ao longo do ano, serão publicados os estudos nos números, que podem ser: correntes, especiais e suplementos. 

A publicação ocorrerá de forma individualizada, ou seja, os números não precisarão ser fechados para publicação e sim ao longo do ano estes serão alimentados de forma individual.

Fechamos o ano de 2022 com o reconhecimento da nossa cientificidade e trabalho pelo Ministério da Educação a partir da classificação da Avaliação Quadrienal (2017-2020). A coleta dos dados para a avaliação ocorreu final de 2020, ano em que o periódico surgiu, e alcançamos o extrato B4 do Qualis Periódicos para: Enfermagem, Engenharias IV, Interdisciplinar, Materiais, Medicina I e Saúde Coletiva.

Iniciamos 2023 com a prática totalitária do fluxo contínuo e submissão de avaliações para grandes bases indexadoras.

Agradeço aos nossos Autores, Leitores e Conselho pela confiança e colaboração para que os estudos aqui publicados sejam cada vez mais referências para processos de decisão e soluções para o cotidiano das unidades de saúde do Brasil, Portugal e todo o mundo.

Este é o Global Academic Nursing Journal. Transparência, Ética, Qualidade, Ciência, Melhoria Contínua e Qualis.

Caroliny dos Santos Guimarães da Fonseca
Editora Chefe