Qualis/CAPES  B4 (2017-2020) Google Scholar   Citations: 754   |   h‑index: 12   |   i10‑index: 20   |   h5‑index: 56   |   h5‑median: 8 Impact Factor  SJIF: 3.138 (2021)
Você está preparado para implementar um cuidado de excelência durante o posicionamento cirúrgico do paciente?

A Escala de Avaliação de Risco para o Desenvolvimento de Lesões Decorrentes do Posicionamento Cirúrgico (ELPO) direciona os profissionais da saúde a reconhecerem os pacientes em risco de desenvolvimento de complicações, além de facilitar e agilizar a tomada de decisões sobre os cuidados que devem ser implementados. Dessa forma, será possível realizar um cuidado de excelência, baseado em evidências e garantir a segurança do paciente cirúrgico (FIGURA 1).

escala.jpg

A construção da ELPO foi pautada nas melhores evidências científicas disponíveis relacionadas ao impacto do posicionamento cirúrgico no organismo do paciente, às implicações anatomo-fisiológicas dos diversos tipos de posicionamento, aos fatores de riscos relacionados ao desenvolvimento de lesões decorrentes do posicionamento cirúrgico do paciente e às estratégias de prevenção de lesões. A avaliação de risco do paciente por meio da ELPO congrega 7 fatores intrínsecos e extrínsecos do paciente cirúrgico e sua condição no momento do posicionamento, indicando quem é o paciente que necessita de cuidados especiais para não desenvolver complicações pós-operatórias relacionadas ao posicionamento.

A ELPO foi resultado da Tese de Doutorado da Enfermeira Brasileira, Profa Dra Camila Mendonça de Moraes, na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), sob a orientação da Profa Dra Cristina Maria Galvão, defendido em 2014.

A autora é Especialista em Enfermagem Clínico-cirúrgica, Engenharia Biomédica, Terapias pró-oxidativas e Fisiologia Humana Aplicada e recentemente em Pesquisa Clínica pela Universidade de Harvard. Atua como Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé) e desenvolve pesquisas relacionadas à estratégias de prevenção de lesões, segurança do paciente cirúrgico, prática baseada em evidências e translação do conhecimento científico.

Com o intuito viabilizar a disseminação da utilização da ELPO por profissionais que atuam em Centro Cirúrgico a autora realizou o desenvolvimento de um aplicativo móvel, intitulado ELPO App, uma tecnologia gratuita disponível nas lojas de smartphones e tablets. A utilização do ELPO App permite ao profissional reconhecer em tempo hábil, os pacientes que necessitam de cuidados especiais durante o posicionamento em procedimentos anestésico-cirúrgicos, pois de maneira interativa ele consegue indicar o escore da ELPO. Além disso, o profissional consegue ter embasamento científico para desenvolver protocolos de cuidados, implementar estratégias de prevenção, e efetivamente impedir o desenvolvimento de lesões ou outras complicações inerentes a este procedimento, e, dessa forma, favorecer a segurança do paciente e garantir a excelência da assistência.

O Aplicativo ELPO App visa trazer de forma prática, rápida, didática e visual o preenchimento da ELPO com a indicação do risco do paciente em desenvolver lesões de posicionamento, além de trazer as recomendações de cuidados específicas para o paciente que está sendo avaliado, já que combina de forma inteligente a seleção dos itens durante a avaliação.

Na tela inicial você encontra a opção de avaliar o paciente, evidências sobre as características das superfícies de suporte e também informações sobre o desenvolvimento da ELPO.

Ao avaliar um novo paciente, você tem a oportunidade de clicar em ícones personalizados que facilitam o entendimento de cada um dos fatores de risco considerados pela ELPO.

Após a seleção de todos os itens, será apresentada objetivamente a somatória dos itens com um Escore final de avaliação, juntamente com a informação sobre o risco do paciente e a opção sobre as recomendações de cuidados.

A tela de recomendações de cuidados é interativa no sentido de apontar na imagem da posição em que o paciente se encontra os cuidados relacionados a cada parte do corpo do mesmo. Além das recomendações de cuidados específicos relacionados aos itens selecionados no momento da avaliação e orientações para as possíveis variações da posição selecionada.

Nesta tela também é possível revisar as Diretrizes Clínicas Gerais mais recentes sobre o posicionamento cirúrgico do paciente, que lhe auxiliará na construção de um protocolo institucional de cuidados.

Utilize o ELPO App e tenha uma experiência segura ao posicionar seus pacientes para a cirurgia!

elpo-logo.png

Dra. Camila Mendonça. Conselho Editorial do Global Academic Nursing Journal.